Programa

Uma introdução, onde tudo começou
Apresentação das origens, tradições religiosas de matriz africana, bem como as influencias indígenas e, por que não, europeia.
Vamos conversar sobre as estruturas básicas que, de alguma forma, apresentam uma unidade dentro da diferença.

O avanço tecnológico das sociedades africanas que foram escravizadas
No Brasil, a primeira leva de escravizados eram da área Bantu, que aqui eram vendidos e serviam como mão de obra que produzia ferramentas que abasteciam o sistema de produção dos engenhos. Logo depois, no século 18 e 19, os povos da região de Ghana, eram trazidos porque dominavam o trabalho de artesão do ouro.

Ervas e a saúde, o meio ambiente e a terapêutica de terreiros
A aula abordará a relação das religiões de matriz africana com o meio ambiente, a natureza, que, de alguma forma, tem relações com a nossa matriz indígena.

As influencias das religiões de matriz africana no Brasil
Traços da cultura africana presente no Brasil: cultura alimentar, a religião, os ofícios, as cores, os ritmos musicais, a arte, um riquíssimo arcabouço de conhecimento, sem contar ingredientes endêmicos da África que aqui foram aclimatados.

Comunidades de terreiro, festas e comidas
Relação dos terreiros de candomblé em suas festas e danças que são regadas de muita comida de santo.Nessa altura, vamos entender que hoje se comemos uma moqueca de peixe, farofa de dendê, acaçá de leite, caruru, acarajé, é porque tivemos a grande contribuição da matriz africana que sai do pé dos santos e tomam conta da rua.

Comida de santo e mão na massa

Bases do que é a comida de santo, ingredientes fundamentais para que essa comida tenha sua matriz africana respeitada.
Vamos preparar:
– Caruru,
– Xinxim de galinha
– Omolokun
– Acaçá de leite: creme de arroz e leite de coco
– Aluá: bebida fermentada a partir de grão de milho
– Afurá: bebida refrigerante que se prepara dissolvendo em água açucarada um bolo fermentado de arroz moído na pedra.

Datas e horários

1 Aula
5a. feira
27/Abril
19 às 22h