Home / A Escola / Nossa História
Nossa História
Wilma Kövesi ( 9/1/1930 – 05/11/2004 ) foi pioneira e de certa forma visionária na abertura, em Julho de 1985, de uma Escola de Cozinha em São Paulo – o Centro de Criatividade.
Wilma, autodidata e apaixonada pela cozinha observou a época e constatou que haviam em São Paulo muitas pessoas, em fase adulta, que estavam saindo da casa de origem e se dando conta de que não haviam aprendido a cozinhar.
Cabe aqui mentalizar a fotografia das famílias paulistanas de classe média na década de 1980. Mães criavam filhos sem chamar atenção pelo que acontecia na cozinha. Estas mulheres estavam ingressando no mercado de trabalho, se libertando da obrigação das tarefas domésticas e ensinar filhos a cozinhar parecia desimportante.
Voltando ao início da Escola, jovens mulheres que iriam casar ou morar fora de casa eram o público alvo óbvio para uma escola de cozinha mas, para surpresa de Wilma, homens já a procuraram nos primeiros anos da Escola.
Era Wilma quem ministrava todas as aulas. Foi também inovadora em convidar chefs para cozinhar e ensinar em sua Escola. Mari Hirata, Alex Atala, Claude Troisgros, Charlô, Emanuel Bassoleil, Erick Jackin, Charlô, entre muitos, estrearam no mundo das aulas de cozinha ao lado de Wilma.
Wilma Kövesi escreveu matérias para jornais e revistas, teve 2 livros publicados, participou ativamente das primeiras feiras de gastronomia “BOA MESA” aonde, ao lado de Josimar Mello, fazia a curadoria e se divertia traduzindo aulas simultaneamente. Fazia com competência e graça. Enfim, Wilma criou um conceito próprio de desmistificar a cozinha em qualquer nível, seja iniciante ou profissional.
O conceito tornou-se a missão e foi o que possibilitou a continuidade de um trabalho tão autêntico e pessoal. A Escola hoje é comandada por Betty Kövesi (filha), ao lado de um time de chefs que atuam ativamente nos cursos regulares e em aulas autorais. Alguns deles trabalharam ao lado de Wilma em total sintonia e cumplicidade, como Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli. Joel Ruiz e Marina Hernandez ingressaram na Escola pouco tempo depois. Juntos e ao lado dos funcionários da Escola, formam um time que trabalha com muita harmonia.
Essa é a Escola Wilma Kövesi hoje!
