Home / A Escola / Aulas "memoráveis"
Aulas "memoráveis"
Aulas atemporais e marcantes ministradas por profissionais que se tornaram ‘amigos da escola’. Destacamos a inesquecível Mari, que sempre trouxe poesia para nossa bancada, transformando a escola em um ponto de encontro entre amigos. A querida e irreverente Roberta Sudbrack, com suas aulas transformadoras, e o grande mestre Alex Atala. Representam todos os profissionais que estiveram e frequentam nossa bancada. Todos memoráveis!
"A Escola Wilma Kövesi é também um pouco dos alunos que aprenderam a cozinhar em suas bancadas, e que alimentaram sua prole com receitas da escola (e que, por suas vez, têm nutrido seus filhos da mesma forma). É um pouco dos chefs e quituteiros que, nas últimas três décadas, ensinaram seus mais bem cultivados segredos. É um pouco dos formadores de opinião e outros especialistas que viram em suas salas de aula um porto seguro para debates e para a difusão do melhor conhecimento sobre comida e bebida. Ela é parte, enfim, da paisagem da cultura gastronômica de São Paulo. Celebrar seu legado, levar adiante seus ensinamentos e seguir irradiando a alegria de cozinhar, eis o grande dever (e, certamente, um prazer)."
━ LUIZ AMÉRICO CAMARGO
Confira nossa galeria:

2008 - Roberta Sudbrack
A COZINHA DE ROBERTA SUDBRACK

2010 - Alex Atala "D.O.M."
AS POSSIBILIDADES DO REINO VEGETAL
Recentemente, passei a servir no D.O.M. um menu vegetariano, ou melhor, um menu do Reino Vegetal. A idéia não é pregar nenhuma opção. Na verdade, o que eu queria – e continuo querendo neste momento – é pensar em possibilidades.
Acredito que a cozinha de peixes, de carnes não seria nada sem esses prodígios, muitas vezes esquecidos, de nossa culinária. Vinhos, azeites, farinhas demonstram quanto é essencial a presença dos vegetais em nossa vida e em nossa mesa.

2019 - MARI HIRATA
Hanami
Se existe algo parecido com o carnaval no Japão, todos vão dizer que é o Hanami, literalmente “ver as flores” que não deve ter tradução em outra língua, aliás algumas já até adotaram essa expressão.
O inverno é longo, aqueles chumaços de flores rosa claro que brotam diretamente dos galhos, anunciam algo mais que a chegada da primavera, cada geração tem o seu significado, mas sempre o início de algo, escola nova, emprego novo, casa nova, ano fiscal novo, semear e plantar.
E isso exige uma comemoração à altura,aliás varias!
Um Hanami com a família, outro com os colegas da empresa, mais um com o grupo do clube, etc…
A cada Hanami um lugar apropriado e um menu combinando!
A grande parte dos Hanamis é regado a álcool, mas atualmente muitos parques proíbem, logo é na comida que fica o foco, obviamente depois das flores!
Os parques de Ueno e Shinjuku são os mais populares, mas as bordas de rios um pouco mais afastados do centro também são uma boa opção em Tokyo, o chic Rio Meguro (muito mais para córrego) ou as encostas mais vastas do Rio Sumida valem a viagem!
Agora vamos ao que interessa, o que vamos levar? Precisa ser facilmente transportado, fácil de comer e gostoso mesmo frio!