Descrição
GESTÃO EM GASTRONOMIA
COM DOMÍNIO
DAS FERRAMENTAS DIGITAIS
Pontos de Equilíbrio
para Negócios de Alimentação e Bebidas
6 aulas
com Eduardo Scott
Sábados – 10 às 13h
R$1.980,00
Curso de Gestão de Negócios de Alimentos e Bebidas:
Estratégias e Ferramentas para o Sucesso no Cenário de Transformação Digital e Tecnológica
O curso de Gestão de Alimentos e Bebidas aborda as bases da gestão de operações de bares, restaurantes, rotisseries, padarias e outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, incorporando as mudanças ocorridas nos últimos anos como consequência das novas tecnologias, do crescimento do comércio digital, do aumento das entregas através de plataformas, da mudança no comportamento da mão de obra e da busca por um modelo de negócios mais justo e inclusivo.
Ministrada por Eduardo Scott – consultor em negócios de gastronomia
Sobre Eduardo Scott
Consultor de gastronomia formado em Administração de Empresas (FGV-SP) especializado em Administração de Alimentos e Bebidas
na Escola de Hotelaria da Universidade de Cornell (EUA) e na École Hôtelière de Lausanne (Suíça).
Mestre em Comunicação (Fundação Casper Líbero/SP). Membro da Foodservice Consultants Society International (FCSI), .
Foi proprietário e gerente do restaurante Charlô (SP) por 20 anos.
Participou da estruturação das áreas de hospitalidade da Copa das Confederações com a Match Hospitality
e da Copa do Mundo com a Infront Hospitality.
Integrou a equipe de desenvolvimento das áreas de hospitalidade e concessões do Allianz Parque,
da Arena Porto Alegrense e do Minas Arena e projetos como o croma beer , Mercatto Claudia Porteiro, Shoshana Delishop,
Mesa 3 rotisserie Baru , Ping Yang, Donna , Caledônia e Futuro refeitório.
É consultor do Buffet Claudia Porteiro,, Bubu, Grupo Trio , Caraqcolla , Quincho entre outros.
Programa
Curso de Gestão de Negócios para Alimentos e Bebidas:
Estratégias e Ferramentas certeiras para o Cenário de Transformação Digital e Tecnológica
O curso de Gestão de Alimentos e Bebidas aborda as bases da gestão de operações de bares, restaurantes, rotisseries, padarias e outros estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, incorporando as mudanças ocorridas nos últimos anos como consequência das novas tecnologias, do crescimento do comércio digital, do aumento das entregas através de plataformas, da mudança no comportamento da mão de obra e da busca por um modelo de negócios mais justo e inclusivo.
O Que Você Vai Aprender
Domine as Novas Tendências: Compreenda como a demanda por entrega e retirada está moldando o futuro dos negócios de alimentos e bebidas.
-Aprimore sua Gestão Financeira: Aprenda a controlar custos, melhorar a previsibilidade e integrar ferramentas de gestão para maximizar sua eficiência.
-Explore o Poder da Tecnologia: Descubra como a informatização e a automação podem transformar sua operação, desde o autoatendimento até a integração de programas de gestão.
-Implemente Estratégias de Marketing Eficazes: Utilize o marketing digital e as mídias sociais para atrair e fidelizar clientes de maneira eficaz.
-Otimize a Gestão de Pessoas: Adapte-se às novas práticas de gestão de equipes para criar um ambiente de trabalho saudável e reduzir a rotatividade.
Estrutura do Curso
Aula1: Fundamentos da Gestão de Alimentos e Bebidas
Introdução às bases da gestão de negócios de alimentação
Conceitos básicos de custos
Regimes de apuração
Principais custos na estrutura de negócios de alimentação
Organização dos números e montagem dos demonstrativos de resultados para melhorar o entendimento do seu negócio
Principais indicadores de performance do setor e benchmarking dos custos por tipo de operação
Apresentação de algumas soluções de mercado para o processamento das informações gerenciais, discutindo prós e contras de cada uma
Aula 2 : Criação e Gestão de Cardápios
•A importância do controle de custos unitários de produção
•Elaboração de fichas técnicas
•Critérios de rateio e modelos de fichas técnicas
•Custo, margem, markup
•Engenharia de cardápio para maximizar a rentabilidade
•Custo real vs. custo teórico
•Ponto de equilíbrio
Aula 3: Gestão de Equipes e Custo de Mão de Obra
•Estratégias eficazes de gestão de pessoas
•Controle e otimização do custo de mão de obra
•Planilha para cálculo de custo de mão de obra
•Regime Simples vs. Lucro Presumido
•Escalas
•Contratação de mão de obra freelancer
•Montagem de escalas de acordo com a sazonalidade do negócio
•Mudança no comportamento dos colaboradores e novas propostas para promover um trabalho mais justo
Aula 4: Aspectos Tributários e Regulatórios
•Compreensão dos regimes tributários e suas opções
•Diferença entre tributos e encargos e seu impacto no negócio
•Principais órgãos regulatórios e exigências de cada um
•Licenças e rotinas periódicas a serem mantidas numa operação de alimentos e bebidas para que esteja de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios
Aula 5: Análise e Segmentação de Mercado
•Tendências emergentes e oportunidades no setor
•Tipos e técnicas de segmentação de mercado
•Cálculo e análise do ticket médio e capacidade de atendimento
•Tipologia de restaurante
•Benchmark
•Desafios e estratégias para enfrentar o futuro
Aula 6: Marketing e Marketing Digital Estratégias de Entrega e Consumo no Local
•Marketing: definição do conceito – o que é o conceito de um restaurante e como desenvolver um conceito vencedor
•Estratégias de marketing adaptadas ao novo cenário
•Uso eficaz de mídias sociais, com foco especial no Instagram
•Imagem na comunicação digital
•Conteúdo na comunicação digital
•Composição de custos e gestão de operações de entrega
•Análise de plataformas, taxas e modelos operacionais
Datas e horários
6 Aulas
Sábados
Setembro:21,28
Outubro:5,19,26
Novembro:09
10 às 13h