GASTRONOMIA SE ENSINA
HISTÓRIAS DE UMA ESCOLA DE COZINHA
1981 | 2018

Receitas, imagens, objetos, personagens.

 

ABERTURA
20 Jun – 19 às 21h

EXPOSIÇÃO
21 Jun a 22 Jul- 9 às 20h

RODA DE CONVERSA
5 Jul – 19h – Auditório

 

Na Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500
(Próximo ao Metrô Sumaré)

 

 

 

 

WILMA KÖVESI E SUA ESCOLA DE COZINHA TORNAM-SE EXPOSIÇÃO NA UNIBES CULTURAL

Com curadoria de Luiz Américo Camargo e design de Roberto Cipolla, a exposição fica aberta ao público na Unibes Cultural entre 20 de Junho e 22 de Julho.Em formato de linha do tempo e utilizando fotografias, textos, receitas, objetos, apostilas, frases e livros, a exposição conta porque Wilma Kövesi e a instituição que ela criou tornaram-se importantes para a gastronomia de São Paulo. A comemoração ainda tem duas ações paralelas:

-Roda de conversa entre profissionais que conviveram com Wilma Kövesi e o público, mediada por Luiz Américo Camargo em 5 de julho, a partir das 19h;

-Aulas de cozinha ministradas em conjunto por Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli, Joel Ruiz, Marina Hernandez e Betty Kövesi, com receitas da própria Wilma. As aulas, gratuitas e com inscrições conforme disponibilidade de vagas, acontecem em 13 de julho à tarde e em 8 de agosto no período da noite.

 

Cozinha se ensina. Há trinta e muitos anos

Wilma Kövesi – a cozinheira-professora – queria apenas ensinar pratos triviais. Para quem? Profissionais do lar, jovens em vias de se casar… Mas, pensando bem, por que não apresentar receitas francesas para executivos com pretensões de gourmet? E, já que chegamos aqui, que tal um curso mais técnico para aficionados em busca de formação sólida, ministrado por chefs profissionais? E por que não tratar de sous-vide, de cozinha oriental, de confeitaria, de clássicos brasileiros, de cardápios para todas as ocasiões? Assim foi.Wilma Kövesi – a cozinheira e também a escola – fez tudo isso, e muito mais. Dos primeiros cursos, nos anos 80, à condição de um dos mais respeitados centros de ensino culinário do país, acompanhou os principais movimentos da gastronomia nas últimas décadas. São 35 anos ou 37? Isso é o que menos importa.

Reverenciar um caminho tão longo e profícuo é o objetivo desta exposição. Demonstrar sua amplitude de horizontes é a intenção da sucinta linha do tempo. A partir dela, é possível identificar o que aconteceu de mais relevante na gastronomia das últimas décadas, no exterior e aqui, e como isso se refletiu na própria escola. São fotografias, textos, receitas, objetos, apostilas, frases, livros… Elementos que contam por que Dona Wilma e a instituição que ela criou se tornaram parte importante da cultura gastronômica de São Paulo.

Luiz Américo Camargo

 

– – –

Serviço:

Exposição | Gastronomia se ensina. Histórias de uma escola de cozinha.
Período: 20 de junho à 22 de Julho – das 9 às 21h
Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500

 

Contato:

Daniela Federico
Betty Kövesi

– – –

CONHEÇA AS AULAS ESPECIAIS QUE ACONTECEM PARALELAS À EXPOSIÇÃO:

Aula em homenagem à Wilma Kövesi – 13/Jul – 14 às 17h
Aula em homenagem à Wilma Kövesi – 8/Ago – 19 às 22h